Assistente técnico ou Perito Judicial em ações judiciais

Assistente Técnico ou Perito Assistente, conheça esta ferramenta chave nas ações judiciais

O Assistente técnico é o profissional que atua juntamente com o advogado da parte e tem a função de subsidiá-lo com todas as informações importantes e necessárias, pertinentes a sua área de atuação, para instruir o processo em suas diversas fases.
Diferentemente do Perito judicial, que é o profissional nomeado pelo juízo e que tem a prerrogativa de imparcialidade, o Assistente Técnico tem a função de auxiliar o advogado da parte a provar sua tese, tendo como base seu conhecimento técnico da matéria.

Por que a contratação do Assistente técnico deve ser considerada pelos advogados?

A opção de contratar um Assistente Técnico para atuar em ações judiciais, deve ser avaliada pelos advogados e pelas partes, pois pode ser a diferença entre o êxito e o fracasso de uma ação.
Um profissional com atuação na área pertinente ao caso, pode apontar situações que só as habilidades técnicas e a experiência podem identificar.
As ações que são conduzidas por advogados assessorados por Assistentes Técnicos, possuem muito mais chances de obter êxito pois todos os pontos de divergência são claramente apresentados, o que possibilita mais decisões favoráveis dos julgadores.

Quando o Assistente Técnico pode fazer mais falta?

Citamos como exemplo as ações que envolvem cálculos que, por mais estranho que pareça, há várias maneiras de serem realizados e “teoricamente” mais de uma pode estar certa, até porque, na maioria dos casos, não há definição de um critério específico nas decisões dos tribunais, que só podem ser identificados e questionados por um profissional experiente da área.
Outro exemplo são as ações que envolvem informações extraídas da contabilidade das empresas, onde a análise de um profissional habilitado, pode mudar completamente a situação de um processo.

Contribuições do Assistente Técnico

O Assistente Técnico pode assessorar os advogados e as partes de várias maneiras nos processos:

Subsidiando os advogados com informações

No meu ponto de vista, esta é a atuação mais importante, pois é quando o Assistente Técnico, dá munição para o advogado, subsidiando ele com todas as informações necessárias para entrar com uma ação ou para contestar, contemplando todos os pontos relevantes para a causa.
As ações assessoradas por profissional da área envolvida, são melhor estruturadas, pois contam com a visão técnica da matéria, que muitas vezes o advogado não possui.

Formulação de Quesitos para a Perícia Judicial

Este trabalho também é de suma importância, apesar de não ser tão frequente quanto necessário, pois um bom profissional irá formular quesitos para o Perito do Juiz de forma clara e objetiva, contemplando tecnicamente, todos os pontos controvertidos da ação, não permitindo restarem dúvidas, pois fará com que o perito do juiz esclareça todos os pontos relevantes para seu cliente.

Atuação como Perito Assistente

Por fim, a atuação mais conhecida do Assistente Técnico, é quando este acompanha o trabalho do Perito nomeado pelo juiz, fornecendo todas as informações solicitadas e após a entrega do Laudo Pericial, apresenta o Parecer Técnico com suas considerações, objeções ou impugnações aos critérios e/ou entendimento adotado pelo perito, tendo como base o seu conhecimento técnico da matéria e novamente, subsidiando o advogado de pontos que devem ser trabalhados.

Desconhecimento da ferramenta?

Apesar da atuação do Assistente Técnico ser tão útil e necessária, muitos advogados ainda não descobriram essa ferramenta e tentam sozinhos discutir situações que não são pertinentes a sua área, fazendo com que suas teses sejam frágeis e sem propriedade.
Outros ainda não descobriram o valor do trabalho do Assistente Técnico, achando que os honorários são onerosos, sem, contudo, conhecer os resultados desse trabalho que pode multiplicar seus ganhos.
Não desmerecendo o trabalho de ninguém, mas quando um profissional tenta fazer o trabalho de outro, sem possuir especialidade na área, esse trabalho será incompleto, superficial e confuso, principalmente no que diz respeito a área contábil.

Valorização da ferramenta do Assistente Técnico

Por outro lado, há os advogados que só trabalham com auxílio do Assistente Técnico, pois já se convenceram, através de muitas experiências positivas, sobre a importância do trabalho desenvolvido por esse profissional nas várias fases dos processos.
Além dos benefícios que já citamos acima, o Assistente Técnico deixa o advogado e a equipe livres para outros assuntos, favorecendo a produtividade, o relacionamento com os clientes e o resultado final dos trabalhos.
Este artigo foi esclarecedor para você? Se conhece alguém que também gostaria de ler esse conteúdo, compartilhe agora!

43 3025 5860

Av. Ayrton Senna da Silva, 200, Sala 1204 - Palhano Business Center. Londrina, PR

Fale com um especialista

atendimento@lumenspericia.com.br