Auditoria Interna em Londrina

Qual é o objetivo da Auditoria Interna nas empresas e seus resultados?

O objetivo da Auditoria Interna

Muitos empresários pensam que a Auditoria Interna só é necessária quando há suspeitas de desvios de bens ou de recursos. Entretanto, a maior utilidade dos trabalhos de Auditoria Interna é a prevenção dessa situação e de auxiliar o empresário a identificar e analisar a real posição financeira e econômica da empresa.
Ou seja, além de comprovar situações suspeitas, a Auditoria Interna tem como objetivo inibir que elas ocorram e auxiliar na produção de informações seguras e consistentes, necessárias para a tomada de decisões.

Quando a Auditoria Interna é utilizada para comprovar suspeitas

É muito comum a contratação de Auditoria Interna para comprovar suspeitas de gestores, que identificam falhas recorrentes ou algum fato específico, que indique a ocorrência de desvios/extravios. Todavia, tal possibilidade só ocorre quando não há procedimento de controle definido ou quando este não esteja sendo cumprido.
Nesse caso, a Auditoria Interna servirá apenas para confirmar a ocorrência dos fatos e apurar o montante do prejuízo, porém, o estrago financeiro e emocional já está feito e o custo de tal situação, com certeza, será bem maior do que a prevenção.

Como funciona à Auditoria Interna Preventiva

Os trabalhos de Auditoria Interna Preventiva podem ser realizados de duas formas, uma através de auditoria interna periódica e outra, através de diagnóstico dos controles e procedimentos adotados pela empresa.

Auditoria Interna periódica

Na Auditoria Interna periódica, os trabalhos serão previamente planejados e, no período de um ano, contemplarão, por amostragem, todos os setores da empresa, onde a realização dos trabalhos é dividida durante o ano, de acordo com a necessidade da empresa.
Ao final de cada trabalho é elaborado um relatório com indicação das constatações dos pontos de fragilidade, situações que possibilitam a ocorrência de desvios e perdas e, recomendações para correções nos procedimentos, o que permitirá que a empresa se antecipe e feche as brechas que possam existir nos controles.

Efeito inibidor da Auditoria Periódica

A Auditoria Interna periódica, tem um fator positivo muito interessante, porém, não muito conhecido, mas que é reconhecido por empresários que já incorporaram essa rotina em suas empresas, que é o efeito inibidor. A grande maioria das empresas que realizam a auditoria com frequência, observaram a queda acentuada nas ocorrências de desvios, perdas, fraudes, desperdícios e trabalhos repetitivos apenas pelas pessoas saberem que seus trabalhos serão verificados em algum momento.
Quando os colaboradores sabem que a empresa possui contrato de auditoria periódica, estes se dedicam mais, conferem e não engavetam problemas, ou seja, acabam entregando mais resultado e melhor.

Diagnóstico

Nesse tipo de contratação é feito um diagnóstico dos controles e procedimentos adotados pela empresa, o qual é realizado com amostragem menor do que a auditoria periódica e tem como objetivo dar um panorama geral dos riscos e falhas nos controles que a empresa pode estar incorrendo e que, dependendo do resultado e do interesse da empresa, pode ser feito auditoria com maior profundidade, em alguma área específica.
O resultado do diagnóstico também é um relatório como o da auditoria, a diferença é a profundidade dos trabalhos.
Este tipo de trabalho é muito eficiente para nortear empresas que querem melhorar os controles internos, porém, não sabem por onde começar.

Plano de ação, procedimentos e controles mais eficientes

O resultado dos trabalhos são apresentados através de relatório de auditoria ou relatório de diagnóstico, de onde é possível extrair e classificar as informações dos pontos de fragilidade, partindo dos mais relevantes para os menos relevantes e com isso, traçar um plano de ação para a implantação de controles integrados, seguros e com eliminação de retrabalho.
A elaboração do plano de ação e a implantação dos novos controles e procedimentos, pode ser feita pela própria empresa, com sua equipe, ou ainda, contando com a orientação da equipe de auditoria.

O objetivo desse artigo é mostrar para os empresários que não precisam e não devem esperar que o pior aconteça antes de procurar o auxílio de profissionais especializados em auditoria. Também é importante frisar que o custo desses serviços, normalmente, é pago pelo resultado do trabalho.

43 3025 5860

Av. Ayrton Senna da Silva, 200, Sala 1204 - Palhano Business Center. Londrina, PR

Fale com um especialista

atendimento@lumenspericia.com.br